Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

"Política financeira tem sido orientada para redução moderada da dívida"

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, assegurou hoje, em Lisboa, que a política financeira do Estado tem sido orientada para a "redução moderada" da dívida pública e reconheceu que o endividamento continua alto.

"Política financeira tem sido orientada para redução moderada da dívida"
Notícias ao Minuto

19:52 - 04/07/19 por Lusa

Economia Pedro Siza Vieira

"A política financeira do Estado tem sido orientada para a redução moderada da dívida pública", sublinhou Siza Vieira, em resposta ao grupo parlamentar do PSD, numa audição na Comissão de Economia e Inovação de Obras Públicas.

Durante a sua intervenção, o líder do Ministério da Economia reconheceu que o endividamento continua "muito alto", mas ressalvou que se, de acordo com os últimos dados, a dívida total representa mais de 350% do PIB, em 2015 esta percentagem ultrapassava os 420%.

Este decréscimo "é muito relevante [...]. Há um esforço muito grande das empresas e famílias e é crítico que consigamos aproveitá-lo para reduzir a dívida", sublinhou.

A dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, atingiu os 252.515 milhões de euros em maio, mais 180 milhões de euros face a abril, divulgou em 01 de julho o Banco Portugal.

Este valor é mais alto em termos nominais, pelo menos desde 2007, segundo os dados disponibilizados pelo Banco de Portugal.

De acordo com o banco central, na nota estatística divulgada na altura, "para esta subida contribuiu essencialmente o aumento de certificados do Tesouro e de empréstimos".

Já face a maio de 2018, a dívida pública aumentou 1.972 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório