Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Fórum Europa-África arranca hoje em Cascais de olhos postos na cooperação

Cascais acolhe hoje e sexta-feira o Fórum Europa-África, um encontro que vai contar com investigadores e representantes de países e organizações dos dois continentes e que terá como tema Parceria de Igualdade: Partilhando Valores, Partilhando Prosperidade.

Fórum Europa-África arranca hoje em Cascais de olhos postos na cooperação
Notícias ao Minuto

05:22 - 04/07/19 por Lusa

Economia Encontro

O Fórum Euro-África, que se realiza no 'campus' de Carcavelos da School of Business and Economics (SBE), abrirá com os discursos da mestre de cerimónia Thora Arnorsdottir, antiga candidata (2012) à Presidência da Islândia, de Filipe de Botton, presidente do Conselho da Diáspora, que organiza o certame, e de Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.

No primeiro painel do dia, moderado pelo editor-adjunto do Financial Times John Gapper, pouco depois das 09:00, serão abordados os "empresários africanos que impulsionam a inovação e o crescimento inclusivo", com a participação de representantes do Togo, Marrocos, África do Sul e Nigéria.

Segue-se então, por volta das 11:15, uma conversa entre os chefes de Estado de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e Moçambique, Filipe Nyusi, sobre o futuro de Europa e África.

Posteriormente, representantes do Gana, África do Sul, Bélgica e Reino Unido reúnem-se para analisar como se pode passar da relação "dador-beneficiário" para uma "participação igualitária".

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, fará um breve discurso no grande auditório da instituição, seguindo-se o almoço apresentado pelo chefe ganês Elijah Amoo Addo.

Antes da retoma dos trabalhos, a escritora satírica do Botsuana Siyanda Mohutsiwa fará uma intervenção aos presentes no grande auditório.

Os fluxos migratórios serão um dos principais temas na agenda durante a parte da tarde do primeiro dia do Fórum Europa-África.

No terceiro painel do dia pretende-se "alterar a narrativa" das migrações através da "valorização do talento e diversidade" que advém destes fluxos migratórios.

Este tema será ainda abordado por António Vitorino, diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Está prevista ainda uma intervenção de Durão Barroso, presidente do Fórum.

No primeiro dia do Fórum Europa-África estão ainda previstas quatro sessões especiais paralelas sobre os temas: "Reconstruir Moçambique", "Segurança, Migração e Talento", "Ferramentas e Estratégias para a capacitação de Mulheres e Jovens" e "A Integração Económica Europa-África e as infraestruturas digitais para África".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório