Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Imobiliário e endividamento continuam a ser riscos ao sistema financeiro

O vice-governador do Banco de Inglaterra avisou hoje que o mercado imobiliário e os níveis elevados de endividamento mantêm-se como os principais riscos para a estabilidade do sistema financeiro.

Imobiliário e endividamento continuam a ser riscos ao sistema financeiro
Notícias ao Minuto

13:50 - 03/07/19 por Lusa

Economia Banco de Inglaterra

"Quanto maior o pico [na subida] maior será a necessidade de acautelar a queda", disse Jon Cunliffe hoje em Lisboa, numa conferência organizada pelo Banco de Portugal (BdP), onde fez um balanço das medidas preventivas adotadas pelo Banco de Inglaterra para travar a escalada do crédito e que, segundo o responsável, "resultaram" no Reino Unido.

"A estabilidade financeira, na sua essência, implica assegurar que o sistema financeiro e a economia real são capazes de absorver os altos e baixos do ciclo económico", disse o responsável.

"Preocupamo-nos com os pontos altos, os picos do ciclo económico porque usualmente quanto mais elevado for o pico maior será a queda, pelo que será necessário aumentar a resiliência", acrescentou.

De acordo com Jon Cunliffe, o elevado endividamento diminuiu desde 2015 e, ao mesmo tempo, o nível médio de dívida face ao rendimento aumentou.

"Podemos então concluir que as vulnerabilidades do endividamento não mudaram significativamente desde 2014", disse o vice-governador, sinalizando que as medidas macroprudenciais para limitar os riscos do mercado imobiliário para o sistema financeiro têm sido determinantes neste processo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório