Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

PSI20 segue em alta com ações da Jerónimo Martins e da EDP em destaque

A bolsa de Lisboa seguia hoje em terreno positivo, entre uma Europa que negoceia igualmente em alta, com as ações da Jerónimo Martins e da EDP a puxarem pelos ganhos.

PSI20 segue em alta com ações da Jerónimo Martins e da EDP em destaque
Notícias ao Minuto

09:39 - 03/07/19 por Lusa

Economia bolsa

Pelas 08:45, o principal índice da bolsa de Lisboa seguia a avançar 0,37% para 5.168,04 pontos, com 12 ações em alta, cinco em baixa e uma inalterada.

Do lado dos ganhos, a Ibersol e a Jerónimo Martins seguiam a liderar, com ganhos de 1,48% e 1,02% para 8,22 euros e 13,93 euros.

A EDP, por sua vez, avançava 0,74% para 3,42 euros e o BCP subia 0,51% para 0,28 euros.

Do lado das perdas, o destaque é da Galp Energia e da Navigator, que perdiam 1,14% e 0,41% para 13,46 euros e 3,40 euros.

De acordo com a analista da XTB, Carla Maia Santos, a Jerónimo Martins está a recuperar da queda brusca, superior a 5% de terça-feira, uma vez que ainda não se sabem bem como irão ser aplicadas as taxas ao retalho na Polónia, apresentadas também na terça-feira.

"Não nos podemos esquecer de que grande parte das receitas da JM [Jerónimo Martins] provêm da operação da Biedronka na Polónia e é normal que notícias que desfavoreçam a operação no país tenham um reflexo forte na cotação da empresa de retalho portuguesa", refere.

Lisboa seguia em linha com as principais bolsas europeias, que estavam hoje em alta, depois de se terem conhecido as 'caras novas' dos altos cargos da União Europeia (UE).

As 'caras novas' nos altos cargos da UE incluem a nomeação da atual diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, para a presidência do Banco Central Europeu (BCE), em substituição de Mario Draghi.

Entretanto, os mercados continuam animados com o anúncio da decisão do grupo dos 24 países, denominado "OPEP+", de prolongar até 31 de março de 2020 o acordo assinado em dezembro passado de retirar do mercado 1,2 milhões de barris de petróleo por dia, para tentar fazer subir o preço do petróleo, que na altura tinha caído para menos de 54 dólares por barril.

A decisão dos 24 países surge depois de a Arábia Saudita, o maior produtor da OPEP, e a Rússia, maior produtor do grupo de aliados, terem alcançado um acordo prévio no sábado no Japão.

A nível cambial, o euro abriu hoje em baixa, a cotar-se a 1,1273 dólares, contra 1,13074 dólares na terça-feira.

O barril de petróleo Brent para entrega em setembro abriu hoje em alta, a cotar-se a 62,90 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 0,50 dólares do que no fim da sessão anterior.

O barril de petróleo Brent esteve acima dos 85 dólares no início de outubro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório