Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Instituição financeira pública terá "vocação grossista"

O Ministro da Economia, António Pires de Lima, assegurou hoje que a nova instituição financeira pública a ser criada terá "uma vocação grossista", sem entrar em concorrência com a banca, mas complementando a atuação desta.

Instituição financeira pública terá "vocação grossista"
Notícias ao Minuto

20:55 - 07/11/13 por Lusa

Economia Ministro da Economia

"É uma instituição financeira, de vocação grossista e teremos de aguardar mais uns dias para compreender a dimensão deste modelo", referindo que a sede efetiva do novo banco será no Porto, afirmou Pires de Lima.

No entanto, garantiu o ministro, a nova instituição, "não vai entrar em registo de concorrência com a banca, mas sim complementar a atuação da banca e ser um instrumento anticíclico dirigido ao financiamento e capitalização das pequenas e médias empresas (PME)".

O Ministro da Economia falava numa conferência de imprensa destinada a apresentar a Estratégia de Fomento Industrial para o Crescimento e o Emprego 2014-2020, hoje aprovada em Conselho de Ministros.

A estratégia vai ser monitorizada por um Conselho para a Indústria composto por "personalidades com reconhecida experiência e mérito", segundo o documento hoje aprovado pelo Governo

Segundo o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, a estratégia hoje aprovada, depois para consulta pública e será objeto de reuniões com os parceiros sociais e associações empresariais.

A estratégia pretende relançar o país numa trajetória de crescimento sustentável da economia e do emprego, assente no aumento das exportações, na captação do investimento, na estabilização do consumo privado e na qualificação do capital humano.

Está ainda assente em nove eixos de atuação: consolidação e revitalização do tecido empresarial; estabilização da procura interna; qualificação: educação e formação; financiamento; promoção do investimento; competitividade fiscal; internacionalização; inovação, empreendedorismo e investigação e desenvolvimento; e infraestruturas logísticas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório