Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Condições de trabalho vão ser discutidas no 1º congresso dos motoristas

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e o Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias promovem no sábado, em Santarém, o 1.º Congresso Nacional de Motoristas para discutirem as condições de trabalho do setor, em negociação.

Condições de trabalho vão ser discutidas no 1º congresso dos motoristas
Notícias ao Minuto

20:26 - 02/07/19 por Lusa

Economia SNMMP

Estes dois sindicatos independentes, juntamente com a federação sindical filiada na CGTP, têm vindo a negociar com a associação empresarial do setor, a ANTRAN, a revisão do contrato coletivo, sob a mediação do Ministério do Trabalho.

Para hoje estava marcada mais uma reunião negocial, que foi adiada para dia 15, a pedido do SNMMP.

O presidente do SNMMP, Francisco São Bento, disse à agência Lusa que a reunião foi adiada porque o sindicato achou que devia colocar à apreciação dos sócios algumas das matérias que estão na mesa de negociações.

No entanto, o congresso de sábado não se destina apenas aos sócios dos dois sindicatos promotores, "é aberto a todos os motoristas de pesados, pois o que está em discussão diz respeito a todos".

Segundo a mesma fonte, existem em Portugal cerca de 50.000 motoristas de veículos pesados de mercadorias, 900 dos quais a transportar mercadorias perigosas.

O jovem sindicato presidido por Francisco São Bento tem cerca de 700 sócios.

O objetivo do congresso de sábado é, segundo o sindicalista, esclarecer os motoristas sobre as negociações em curso e ouvir as suas opiniões.

"As negociações estão ainda numa fase inicial, pois o processo tem sido muito moroso, contrariamente ao que nós gostaríamos", disse o presidente do SNMMP, reconhecendo a existência de algumas divergências.

O Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas foi criado no final de 2018 e tornou-se conhecido com a greve iniciada no dia 15 de abril, que levou o Governo a decretar uma requisição civil e, posteriormente, a convidar as partes a sentarem-se à mesa de negociações.

A elevada adesão à greve de três dias surpreendeu todos, incluindo o próprio sindicato, e deixou sem combustível grande parte dos postos de abastecimento do país.

O SNMMP reivindicava salários de 1.200 euros para os profissionais do setor, um subsídio específico de 240 euros e a redução da idade de reforma.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório