Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Sem "alerta vermelho" sobre dívida pública, banca prevê aumento

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) considerou esta terça-feira, no Parlamento, que não há qualquer alerta vermelho quanto à dívida pública detida pelos bancos e que é mesmo provável que aumente face ao menor risco e à rendibilidade que oferece.

Sem "alerta vermelho" sobre dívida pública, banca prevê aumento
Notícias ao Minuto

20:44 - 02/07/19 por Lusa

Economia APB

natural que de futuro o aumento de exposição possa continuar a ocorrer", disse o secretário-geral da APB, Norberto Rosa, na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, considerando que a alternativa seria os bancos investirem em outros ativos com pouca rendibilidade e em que "o aumento do risco é muito superior".

A diretora-geral da APB, Catarina Cardoso, explicou, por seu lado, que os bancos são obrigados a ter ativos de elevada qualidade, em que se inclui dinheiro ('cash'), depósitos no banco central e dívida soberana em moeda do país, pelo que perante a excessiva liquidez (uma vez que têm recebido muito mais depósitos do que os que transformam em crédito) e o preço cobrado para terem depósitos no Banco Central Europeu escolhem investir parte importante em dívida soberana.

"Não estão a reduzir a sua exposição e não o vão conseguir fazer, sobre pena de penalizar a rendibilidade", disse.

Ainda assim, acrescentou, a dívida de Portugal representa 65% da dívida pública detida pelos bancos que operam em Portugal, abaixo da proporção de vários países europeus (como Espanha ou França).

Norberto Rosa disse ainda que se tem assistido a um movimento de grandes empresas multinacionais ou investidores estrangeiros a "virem fazer depósitos nos bancos nacionais" perante o facto de haver países em que os bancos praticam taxas de juro negativas (ou seja, cobram aos clientes para aceitarem depósitos), o que em Portugal é proibido, levando a um excesso de liquidez que os bancos têm de aplicar.

O responsável considerou importante acompanhar a situação da elevada dívida pública detida pelos bancos, mas afirmou "que não existe um alerta vermelho".

O Relatório de Estabilidade Financeira do Banco de Portugal (BdP), divulgado em junho, considerou que uma das fragilidades do sistema financeiro português é a "elevada exposição" a "títulos de dívida pública soberana", o que faz com que fique "particularmente sensível a reavaliações dos prémios de risco nos mercados financeiros internacionais".

A dívida pública representava em 2018 cerca de 12% do ativo total detido pelos bancos portugueses, sendo que a dívida portuguesa representava 9% do ativo, acima do valor que tinham no final de 2008.

Desde 2011, o sistema bancário português aumentou também a sua exposição a títulos de dívida pública de outros países da área do euro, nomeadamente Espanha e Itália, segundo o relatório de estabilidade financeira do Banco de Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório