Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Lançado este mês concurso de 5,8 milhões para modernizar Linha do Oeste

A Infraestruturas de Portugal (IP) deverá lançar este mês um concurso público de 5,8 milhões de euros para obras englobadas no projeto de modernização da Linha Ferroviária do Oeste (Sintra/Figueira da Foz), informou hoje a empresa à agência Lusa.

Lançado este mês concurso de 5,8 milhões para modernizar Linha do Oeste
Notícias ao Minuto

13:38 - 02/07/19 por Lusa

Economia IP

O lançamento do concurso "está a ser ultimado, tendo a IP intenção de o lançar previsivelmente durante o mês julho", respondeu a empresa à Lusa.

A empreitada vai desenvolver-se ao longo de 43 quilómetros da via no troço entre as estações de Mira Sintra/Meleças (Sintra) e Torres Vedras, no distrito de Lisboa.

A obra contempla a construção de desvios para quando há cruzamento de comboios, obras de eletrificação, intervenções em cinco estações e seis apeadeiros e construção de uma subestação de tração elétrica em Runa, no concelho de Torres Vedras.

Juntam-se também obras de automatização e supressão de passagens de nível, a construção de nove passagens desniveladas, a reabilitação de quatro túneis e instalação de sinalização eletrónica.

Numa portaria publicada hoje em Diário da República, os secretários de Estado do Orçamento e Infraestruturas autorizam a empresa a proceder à repartição de encargos do contrato, por ter execução plurianual.

Os custos são repartidos entre este ano (156 mil euros), 2020 (2,2 milhões de euros), 2021 (3,3 milhões de euros) e 2022 (150 mil euros).

Já em maio de 2018, a IP lançou um concurso público de 4,9 milhões de euros para suprimir as passagens de nível no troço da Linha do Oeste entre Meleças (Sintra) e Mafra, o primeiro concurso no âmbito do projeto de modernização.

Aguardado há décadas, o projeto modernização da centenária Linha Ferroviária do Oeste está orçado em 112,4 milhões de euros, de acordo com a Declaração de Impacto Ambiental, datada de junho de 2018, mas o principal concurso público não foi ainda lançado.

O projeto incide em 87 dos 200 quilómetros da Linha do Oeste (Sintra/Figueira da Foz), entre as estações de Mira Sintra-Meleças (Sintra) e de Caldas da Rainha, atravessando os concelhos de Sintra, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Cadaval, Bombarral, Óbidos e Caldas da Rainha.

O projeto engloba a eletrificação e duplicação da via, a retificação de curvas, a criação de variantes ao traçado atual, a supressão de passagens de nível e a sua substituição por passagens superiores ou inferiores à linha férrea e instalação de sinalização nas estações e apeadeiros.

Com prazo de execução de 18 meses, as obras vão ser realizadas em duas empreitadas, correspondentes aos troços Mira Sintra-Meleças/Torres Vedras e Torres Vedras/Caldas da Rainha.

O projeto é financiado a 85% por fundos comunitários, oriundos do COMPETE 2020.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório