Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Contratos com Altran e Gestamp mostram capacidade de atrair investimento

O ministro da Economia disse hoje à Lusa que os contratos que a Altran e Gestamp vão assinar com a AICEP, no valor de 32,6 milhões de euros, demonstram "boa capacidade de atração de investimento estrangeiro".

Contratos com Altran e Gestamp mostram capacidade de atrair investimento
Notícias ao Minuto

00:30 - 02/07/19 por Lusa

Economia Ministro

Os dois contratos que vão ser assinados hoje com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) vão criar 300 empregos.

A assinatura destes contratos significa, "em primeiro lugar, que continuamos a ter uma boa capacidade de atração de investimento estrangeiro", afirmou Pedro Siza Vieira.

O valor de investimento da Altran Portugal é de 12 milhões de euros e o da Gestamp Aveiro - Indústria de Acessórios de Automóveis corresponde a 20,6 milhões de euros.

"Estamos com níveis de investimento estrangeiro que nunca atingimos no nosso país, o 'stock' de investimento estrangeiro total cresceu bastante nos últimos anos", sendo que o investimento continua a "puxar pelo nosso crescimento económico", afirmou o governante.

"São investimentos em setores muito relevantes", sublinhou Pedro Siza Vieira, apontando que o contrato de investimento a celebrar com a Altran Portugal "visa criar cerca de 260 postos de trabalho qualificados".

Do total de empregos criados, cerca de 200 são altamente qualificados, precisou.

A Altran é uma empresa de consultoria de engenharia de inovação e alta tecnologia de origem francesa presente em Portugal desde 1998.

"Através deste contrato vai instalar a capacidade de desenvolvimento em Portugal de tecnologia de inteligência artificial, desenvolvendo de soluções para a Internet das coisas em setores muito relevantes", desde os veículos autónomos até à medicina, prosseguiu o ministro Adjunto e da Economia.

Com este investimento, a empresa pretende aumentar a capacidade instalada no Fundão e em Vila Nova de Gaia.

Trata-se de um investimento alinhado com a "aposta na qualidade da nossa engenharia, da nossa ciência dos computadores e que nos últimos anos se tem vindo a concretizar mais, demonstrando uma grande confiança dos investidores nacionais e estrangeiros no nosso sistema científico e tecnológico e na qualificação das nossas pessoas", salientou.

No caso da Gestamp, empresa de componentes para automóvel localizada em Nogueira do Cravo, Oliveira de Azeméis, trata-se de "um investimento industrial" que pretende "introduzir uma nova tecnologia designada de estampagem quente", adiantou o governante.

"Esta tecnologia permite fabricar componentes mais leves, o que significa que pode permitir a construção de veículos mais leves, portanto menos consumidores de combustível, reduzindo as emissões de CO2", apontou.

Pedro Siza Vieira destacou que a mobilidade automóvel "está a sofrer grandes mudanças" e que Portugal está a acompanhar essas tendências.

Isso porque "nos últimos tempos estão a instalar-se em Portugal centros de competências que visam desenvolver" soluções no setor "das tecnologias mais inovadoras para este novo paradigma da mobilidade elétrica e autónoma", prosseguiu.

"É bom estarmos nessa frente porque isso demonstra bem que grandes empresas internacionais entendem que em Portugal há competência e qualidade dos recursos humanos para se poderem fixar esses centros", considerou.

Com este contrato de investimento, a Gestamp prevê a criação de 35 postos de trabalho, dos quais 14 altamente qualificados.

A origem desta empresa remonta a 1988, com a criação da Tavol - Indústria de Acessórios de Automóveis, tendo em 2001 sido adquirida pela espanhola Gestamp.

Estes dois contratos "são boas notícias, com o investimento a crescer e em setores inovadores, exigindo recursos humanos muito qualificados", concluiu o governante.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório