Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Minipreço pede desculpa e retira sapo usado para 'afastar' ciganos

Grupo DIA diz ter desenvolvido procedimentos internos para garantir que a situação não volta a acontecer.

Minipreço pede desculpa e retira sapo usado para 'afastar' ciganos
Notícias ao Minuto

12:30 - 28/06/19 por Notícias ao Minuto

Economia Minipreço

O Minipreço retirou o sapo de cerâmica da entrada de uma das suas lojas, uma vez que este objeto é normalmente usado para afastar ciganos. A Direção de Relações Externas do grupo DIA diz que a decisão de retirar o objeto foi tomada assim que a empresa teve conhecimento da situação e lamenta o sucedido.

"Assim sendo, ao tomarmos conhecimento da situação descrita, agimos em conformidade com as normas e os princípios pelos quais regemos a nossa atividade e procedemos à sua imediata remoção, lamentando profundamente o sucedido", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

A notícia, sublinhe-se, foi avançada pelo jornal Público e dá conta que a situação ocorreu em Várzeas, distrito de Leiria.

Esta prática de ter sapos de cerâmica em lojas, cafés e restaurantes é utilizada para afastar pessoas de etnia cigana. Nesta senda, o projeto 'Não engolimos Sapos' andou pelo país a convencer os comerciantes a retirarem os sapos de loiça dos estabelecimentos, com uma exposição de fotografias e sapos "libertados".

Adianta ainda o grupo Dia que foram desencadeados os "mecanismos internos de alerta e prevenção para que situações similares não se repitam em qualquer uma das nossas mais de 530 lojas em território nacional, ainda que não tenhamos conhecimento de qualquer situação análoga".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório