Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Governo: Pagamentos em atraso do SNS "próximos dos mínimos históricos"

Ministério das Finanças e da Saúde destacam, em comunicado conjunto, "duas decisões de grande alcance para reforçar a situação financeira" do SNS.

Governo: Pagamentos em atraso do SNS "próximos dos mínimos históricos"
Notícias ao Minuto

11:40 - 28/06/19 por Notícias ao Minuto

Economia SNS

Os pagamentos em atraso do Sistema Nacional de Saúde (SNS) estão "próximos dos mínimos históricos", de acordo com um comunicado conjunto dos gabinetes dos ministros das Finanças e da Saúde. No documento, o Governo destaca ainda "duas decisões de grande alcance para reforçar a situação financeira".

A primeira diz respeito ao reforço global de 445 milhões de euros, anunciado em maio. "O Governo injetou, de forma extraordinária, mais 152 milhões nos hospitais do SNS no âmbito de um reforço global de 445 milhões em 2019.  Este reforço melhora as condições financeiras do SNS, com o objetivo de cumprir a sua missão e contribui para uma redução adicional dos pagamentos em atraso (que se encontram já próximo dos mínimos históricos)", pode ler-se no comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

A segunda tem a ver com o facto de 855 milhões de dívida relativa a 2018 deixam de onerar o orçamento do SNS de 2019. "O Governo concluiu o financiamento do Plano de Liquidação de Pagamentos em Atraso1de 2019. Este plano permite que, a partir agora, 855 milhões de dívida relativa a 2018 deixem de onerar o orçamento de 2019 do SNS na sua capacidade de assumir novos compromissos que sejam necessários para a sua atividade", conforme se pode ler. 

Considera, por isso, o Executivo que se tratam de "duas medidas de grande importância para fortalecer do ponto vista financeiro o SNS e acrescem ao aumento muito expressivo do orçamento inicial do SNS de 2019 em 586 ME (+7%) relativamente ao de 2018", referem. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório