Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Saída de pilotos da SATA deve ser tido em conta nos cancelamentos

O presidente do Governo dos Açores disse na quarta-feira que a transportadora aérea SATA perdeu recentemente perto de 30 pilotos por opção própria ou reforma, e tal deve ser "tido em conta" na análise a cancelamentos nos últimos tempos.

Saída de pilotos da SATA deve ser tido em conta nos cancelamentos
Notícias ao Minuto

06:59 - 27/06/19 por Lusa

Economia Vasco Cordeiro

"A SATA perdeu, se somarmos a SATA Internacional e a Air Açores, e a saída por opção ou por reforma, 28 pilotos. E, obviamente, que isso tem de ser tido em conta", declarou Vasco Cordeiro aos jornalistas na cidade da Horta.

O governante falava no final da reunião entre o executivo e o Conselho da Ilha do Faial, encontro no qual o tema das acessibilidades esteve no centro do debate, nomeadamente após cancelamentos recentes de ligações entre Lisboa e a Horta, mas também entre a capital e o Pico.

Vasco Cordeiro afirmou que uma "abordagem de boa-fé" motiva que seja analisada a evolução do número de pilotos da SATA, sendo que no caso dos aeroportos do Faial e do Pico apenas alguns estão certificados para neles operar.

Na reunião do Conselho de Ilha, o deputado do PSD/Açores Carlos Ferreira disse, referindo-se à SATA, que "nenhuma empresa pode funcionar em regime de voluntariado de pilotos" quando um destes mete baixa ou por outro motivo está impossibilitado de trabalhar.

"O que é que faltou no planeamento para que na doença ou indisponibilidade do piloto não exista alternativa?", questionou o social-democrata.

Na sexta-feira, ouvida em sede de comissão no parlamento dos Açores, a secretária regional dos Transportes, Ana Cunha, sublinhou que um dos cancelamentos recentes da SATA se deveu a um problema técnico e os demais a baixas de pilotos que não tiveram substitutos, admitindo que o número de profissionais certificados para operar nas pistas do Pico e do Faial, de características diferentes por exemplo das de São Miguel e da Terceira, "não é suficiente".

Nesse sentido, e para fazer face a baixas médicas que dão entrada, a SATA "depende da boa vontade dos restantes pilotos" certificados para cobrir as ausências dos colegas, o que não se tem verificado no mês de junho.

"É uma situação que não prejudica só o Faial e o Pico, prejudica toda a região", vincou Ana Cunha.

O presidente do Conselho de Administração da SATA, António Luís Teixeira, afirmou já esta semana que a empresa está a contratar novos pilotos para evitar os cancelamentos que têm ocorrido entre Lisboa e as ilhas do Faial e do Pico.

"Estamos a fazer, nos últimos oito meses, um enorme esforço para dotar a Azores Airlines e a própria SATA Air Açores com a tripulação mínima necessária para a nossa operação", explicou o administrador da companhia, adiantando que está prevista a entrada de "20 novos pilotos nas próximas semanas" e também a abertura de um concurso para a contratação de "mais 10 pilotos".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório