Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Governo quer serviços da Segurança Social em países com mais emigrantes

O Governo vai começar a abrir balcões da Segurança Social nos consulados até ao final do ano, para apoiar os pedidos de emigrantes, anunciou hoje, no parlamento, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Governo quer serviços da Segurança Social em países com mais emigrantes
Notícias ao Minuto

13:02 - 26/06/19 por Lusa

Economia Ministro

A abertura de balcões de atendimento da Segurança Social nos principais países de emigração de portugueses tem como objetivo "facilitar" pedidos destes emigrantes, e vão "funcionar junto de embaixadas e consulados", disse Vieira da Silva.

O ministro, numa audição regimental na Comissão de Trabalho e Segurança Social, não adiantou o número de postos que quer abrir, mas disse que a intenção é que essa abertura decorra "até ao final do ano".

França, Suíça, Reino Unido e Alemanha são alguns dos países com mais emigração e que podem ser candidatos às primeiras aberturas de postos da Segurança Social.

A criação dos primeiros postos nos países com sistemas de coordenação da Segurança Social com Portugal ou acordos bilaterais ou multilaterais foi hoje noticiada pelo jornal Público, que precisou não estarem ainda definidos pormenores desta abertura de balcões.

Hoje, na comissão, o ministro, questionado sobre o atraso nas pensões de portugueses com parte da carreira contributiva no estrangeiro, Vieira da Silva defendeu a necessidade de ser dado um "passo em frente" para abrir esses serviços da Segurança Social nos países onde Portugal tem mais emigrantes.

Segundo o governante, a "presença de técnicos da Segurança Social nesses países irá facilitar estrategicamente" a atribuição de pensões até ao final deste ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório