Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Até junho foram atribuídas 93 mil novas pensões, garante ministro

Nos primeiros seis meses deste ano foram atribuídas 93 mil pensões, anunciou hoje o ministro do Trabalho, no parlamento, adiantando que só em junho foram pagas "mais de" 21 mil novas pensões, um aumento de 67% face a maio de 2018.

Até junho foram atribuídas 93 mil novas pensões, garante ministro
Notícias ao Minuto

10:52 - 26/06/19 por Lusa

Economia Vieira da Silva

Vieira da Silva, que falava na comissão do Trabalho e da Segurança Social, disse ainda que as pensões pagas em junho representam aumentos de 60% face a maio de 2015 e de 172% face às novas pensões em maio de 2014. Quanto às pensões antecipadas, foram atribuídas 26 mil.

Acompanhado da secretária de Estado da Segurança Social e da Inclusão, Ana Sofia Antunes, o governante disse ainda, quanto à evolução das pensões em 2019, que se regista uma "tendência fortemente decrescente" dos requerimentos pendentes com 90 dias ou mais.

Entre fevereiro e junho, segundo Vieira da Silva, verificou-se uma redução de 31,6% dos requerimentos pendentes, tendo os resultados sido influenciados pelas mudanças com vista à centralização dos serviços do Instituto da Segurança Social.

O ministro salientou o reforço de recursos humanos na Segurança Social, através de procedimentos concursais e do concurso externo à Administração Pública para 200 funcionários, 150 assistentes técnicos e 50 técnicos superiores, aberto no ano passado.

A resposta dos serviços "é mais alta do que nos últimos anos", disse Vieira da Silva aos deputados, defendendo que "neste momento o sistema recuperou a capacidade".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório