Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Com juros (perto) de 0%, há quem pague para ter o dinheiro no banco

Os dados mais recentes dão conta de um crescimento dos montantes à ordem, precisamente porque as pessoas sabem que as contas a prazo 'não rendem'.

Com juros (perto) de 0%, há quem pague para ter o dinheiro no banco
Notícias ao Minuto

08:09 - 26/06/19 por Notícias ao Minuto

Economia Juros

O tema dos juros em níveis baixos já dura há alguns anos, mas a situação ganhou atualidade esta semana com a decisão da Caixa Geral de Depósitos (CGD) de os baixar ainda mais. Importa por isso dizer que, com os juros nos 0%, há quem pague para ter o dinheiro depositado no banco. 

Isto porque a rentabilidade é muito baixa e, além disso, existem sempre comissões e taxas que têm de ser pagas - o que leva a que as pessoas acabem por pagar para colocarem o dinheiro em determinada instituição bancária.

Por este motivo, há cada vez menos pessoas a recorrerem às contas a prazo. "As pessoas já não se dão ao trabalho de aplicar o que têm à ordem. Olham para aquilo e não compensa. Preferem ter o dinheiro à ordem ou para gastar ou para outro investimento ou aplicação qualquer", explicou o economista do IMF - Informação de Mercados Financeiros Filipe Garcia, em declarações ao Notícias ao Minuto

De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Banco Central Europeu, em maio, os portugueses tinham um total de 142.824 milhões de euros em depósitos bancários, 48.650 milhões de euros dos quais em contas à ordem, um valor recorde. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório