EDP acorda venda de 470 milhões em défice tarifário relativo a 2019

A EDP Serviço Universal acordou a venda à Tagus de 470 milhões de euros de uma parcela do défice tarifário deste ano, relativo ao sobrecusto com a produção de eletricidade em regime especial, foi hoje comunicado ao mercado.

Notícia

© Reuters

Lusa
25/06/2019 20:00 ‧ 25/06/2019 por Lusa

Economia

Elétrica

"A EDP Serviço Universal, S.A., comercializador de último recurso do sistema elétrico português, detido a 100% pela EDP -- Energias de Portugal, S.A., acordou o preço da venda plena e sem recurso, à Tagus -- Sociedade de Titularização de Créditos, S.A., de uma parcela do défice tarifário de 2019, relativo ao sobrecusto com a produção em regime especial, no montante de 470 milhões de euros, e respetivos juros", lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

De acordo com a elétrica, este défice tarifário resultou do diferimento por cinco anos da recuperação do sobrecusto de 2019 "com a aquisição de energia aos produtores em regime especial".

Por sua vez, a Tagus vai financiar esta compra através da emissão de 475 milhões de euros de instrumentos de divida sénior, sendo que 5% dos quais serão retidos pela EDP Serviço Universal.

"A operação está sujeita à atribuição do código alfanumérico e aprovação do prospeto pela CMVM, sendo intenção admitir à negociação da Euronext Lisbon", sublinhou a empresa liderada por António Mexia.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas