Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Défice da balança de bens e serviços caiu para 644 milhões até abril

Dados foram divulgados, esta terça-feira, pelo Banco de Portugal.

Défice da balança de bens e serviços caiu para 644 milhões até abril
Notícias ao Minuto

11:14 - 25/06/19 por Notícias ao Minuto

Economia Banco de Portugal

O défice da balança de rendimento primário reduziu-se em 355 milhões de euros relativamente ao período homólogo, para 644 milhões de euros, de acordo com os dados apresentados, esta terça-feira, pelo Banco de Portugal (BdP).

"Esta variação resultou do aumento dos rendimentos recebidos do exterior e da redução dos juros pagos a entidades não residentes", esclarece o supervisor. 

Até abril de 2019, o saldo conjunto das balanças corrente e de capital fixou-se em -1179 milhões de euros, o que compara com -290 milhões de euros em igual período de 2018.

Até abril deste ano, o saldo da balança financeira registou uma redução dos ativos líquidos de Portugal face ao exterior de 647 milhões de euros, ainda segundo os números divulgados pelo supervisor. 

"Os passivos aumentaram, refletindo o investimento de não residentes em títulos de dívida pública portuguesa e em sociedades não financeiras residentes. Esta evolução foi parcialmente compensada pelo aumento de ativos financeiros no exterior, através do investimento dos bancos residentes em títulos de dívida emitidos por não residentes, e pela redução de passivos do Banco de Portugal junto do Eurosistema", refere o BdP. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório