Meteorologia

  • 21 AGOSTO 2019
Tempo
29º
MIN 27º MÁX 30º

Edição

Atividade económica cai em abril e clima económico diminui em maio

O indicador de atividade económica diminuiu em abril e o indicador de clima económico caiu em maio, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Atividade económica cai em abril e clima económico diminui em maio
Notícias ao Minuto

11:40 - 24/06/19 por Lusa

Economia INE

De acordo com o INE, em Portugal, o indicador de atividade económica desceu de 0,1 pontos percentuais em abril e o indicador de clima económico, disponível até maio, caiu 0,2 pontos.

O indicador quantitativo do consumo privado diminui em abril, "refletindo um contributo positivo menos expressivo de ambas as componentes, consumo duradouro e não duradouro".

Em aceleração no mês de abril esteve o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (investimento), "devido ao contributo positivo mais intenso das componentes de máquinas e equipamentos e de material de transporte".

Considerando a atividade económica da perspetiva da produção, e em termos nominais, verificou-se uma diminuição homóloga na indústria e um abrandamento nos serviços, enquanto o índice de produção da construção revelou um crescimento homólogo mais acentuado.

Na área do euro, em maio, o indicador de confiança dos consumidores e o indicador de sentimento económico diminuiram, com os preços das matérias-primas e do petróleo a apresentarem variações em cadeia de -3,0% e 0,6% respetivamente (-0,4% e 8,4% em abril).

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório