Meteorologia

  • 22 JULHO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

Portugal registou excedente orçamental de 0,4% do PIB até março

Administrações públicas registaram excedente de 178,5 milhões nos primeiros três meses do ano, o que equivale a 0,4% do PIB.

Portugal registou excedente orçamental de 0,4% do PIB até março
Notícias ao Minuto

11:02 - 24/06/19 por Beatriz Vasconcelos 

Economia Contas nacionais

Portugal registou um excedente de 178,5 milhões nos primeiros três meses do ano, valor que equivale a 0,4% do produto interno bruto (PIB), de acordo com os dados divulgados, esta segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estatísticas. 

"A necessidade de financiamento das Administrações Públicas (AP) diminuiu para 0,1% do PIB no ano terminado no 1º trimestre de 2019. Tomando como referência valores trimestrais, o saldo das AP foi positivo no 1.º trimestre de 2019, fixando-se em 0,4% do PIB (-1,0% em igual período do ano anterior)", pode ler-se no relatório do INE.

Esta melhoria resulta de uma maior subida das receitas face às despesas, tal como explica o INE. "Face ao trimestre homólogo, no 1.º trimestre de 2019 a despesa total e a receita total aumentaram 2,6% e 6,2%, respetivamente".

Em termos de comparação homóloga, no primeiro trimestre do ano passado Portugal tinha registado um défice de 1%, de acordo com os dados da agência de estatísticas. 

As previsões mais recentes do Governo, adiantadas no Programa de Estabilidade 2019-2023, apontam para um défice de 0,2% no conjunto do ano - mas ainda é cedo para comparar projeções. 

Em comunicado, o gabinete do ministro das Finanças, Mário Centeno, anunciou que o responsável pelas contas públicas vai comentar estes números às 12h30, no Salão Nobre do Ministério das Finanças, em Lisboa. 

[Notícia atualizada às 11h23]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório