Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Afinal, o que fazem as pessoas quando encontram uma carteira na rua?

Quanto maior é a quantidade de dinheiro que tem a carteira, maior é a probabilidade de a mesma ser devolvida, de acordo com um estudo da revista Science.

Afinal, o que fazem as pessoas quando encontram uma carteira na rua?
Notícias ao Minuto

07:55 - 24/06/19 por Notícias ao Minuto

Economia carteira perdida

Imagine o seguinte dilema: Ia a passear na rua quando se depara com uma carteira perdida. O que faz nesse momento? Cada um terá, certamente, a sua resposta, mas um estudo global colocou à prova um determinado público e as conclusões são curiosas. A maioria devolve a carteira, sendo que a probabilidade é ainda maior se a quantia for elevada. 

O estudo colocou 17.000 carteiras 'perdidas' em cerca de quatro dezenas de países, com o objetivo de analisar o comportamento dos cidadãos face a uma situação como esta. 

De acordo com o Guardian, que cita o estudo da revista Science, a maioria decidiu devolver a carteira. Aliás, o padrão que se verificou é que quanto maior é a quantia de dinheiro, maior é a probabilidade de a carteira ser devolvida. 

"Assumimos, erradamente, que os seres humanos são egoístas", disse Alain Cohn, um dos autores do estudo e professor de economia, citado pelo Guardian. "Na realidade, a sua auto-imagem como uma pessoa honesta é mais importante para as pessoas do que um ganho monetário de curto prazo", acrescentou. 

No geral, o estudo revela que 51% dos que receberam uma carteira com menos dinheiro entregaram-na, em comparação com os 40% que entregaram a carteira vazia. Já quando a carteira continha uma elevada quantia de dinheiro a taxa de pessoas que a entregava rondava os 72%. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório