Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Receitas do banco pan-africano Afreximbank aumentaram 24% em 2018

As receitas do banco pan-africano Afreximbank, parceiro da União Africana na atração de investimento para o continente, aumentaram 24% em 2018, atingindo um volume total de capital de 13,1 mil milhões de euros, foi hoje anunciado.

Receitas do banco pan-africano Afreximbank aumentaram 24% em 2018
Notícias ao Minuto

22:54 - 23/06/19 por Lusa

Economia mercados

No balanço dos encontros anuais do banco, com sede no Cairo, que decorreram em Moscovo, o presidente do conselho de administração, Benedict Oramah, referiu que as receitas aumentaram 24% (709 milhões de euros), com um aumento de 26% nos resultados líquidos (243 milhões de euros).

A administração decidiu pagar 61 milhões euros em dividendos aos acionistas, que incluem bancos centrais e multinacionais de origem africana, bem como países associados como a China e a Rússia.

O banco é a única instituição bancária privada africana, com capitais públicos, que é associada institucional da União Africana.

No final da reunião da administração, após a conclusão dos encontros no sábado, os acionistas decidiram manter a Nigéria à frente da instituição, reconduzindo Oramah como presidente do conselho de administração.

Os encontros que decorreram em Moscovo foram os segundos a realizarem-se fora do continente, depois de Pequim em 2012.

A Rússia elegeu 2019 como o ano das relações com África e o debate foi em torno da importância das parcerias num contexto de crescimento de movimentos protecionistas.

Moscovo acolheu até sábado os encontros anuais do Afreximbank depois de a Rússia ter entrado no lote de acionistas do banco em 2017 e num momento em que o Kremlin quer reforçar o comércio externo com África, um continente que tem assistido a uma presença crescente da China.

Três semanas depois de ter entrado em vigor o acordo de livre-comércio continental, que inclui 24 países, o Afreximbank discutiu a diminuição das barreiras alfandegárias no contexto global e apelou à abertura para combater o crescente nacionalismo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório