Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Investidores permanecem em Moçambique graças ao FMI

O economista-chefe do banco pan-africano Afreximbank afirmou que Moçambique continuará a ser destino de investimento desde que o Fundo Monetário Internacional (FMI) permaneça no país.

Investidores permanecem em Moçambique graças ao FMI
Notícias ao Minuto

11:00 - 23/06/19 por Lusa

Economia Moçambique

Comentando a crise financeira em que o país mergulhou após a descoberta de dois milhões de dívidas escondidas, assumidas por empresas estatais, Hippolyte Fofack afirmou, em entrevista à Lusa à margem dos encontros anuais do banco que decorreram em Moscovo, que os investidores internacionais passaram a estar mais atentos a Moçambique, mas mantiveram os projetos em curso, graças às garantias asseguradas por entidades internacionais.

"Quando o FMI está ainda atrás de um país acho que devemos dar uma oportunidade e apoiar, porque o FMI assegura que a governação está de acordo com os padrões internacionais", explicou o dirigente do banco pan-africano com sede no Cairo que tem como principal foco o financiamento e promoção do comércio e investimento no continente.

"A melhor forma de ajudar um país não é fugir, mas sim ter uma política de crédito articulada com políticas públicas internacionais" salientou o economista-chefe do Afreximbank, que comparou Moçambique com a crise da dívida grega.

Na Grécia, houve "uma crise da dívida ligada a problemas de gestão fiscal", mas o FMI e o Banco Mundial apoiaram e fiscalizaram todos os passos", permitindo manter a confiança dos investidores.

O papel dessas organizações financeiras internacionais "é tão essencial que muitos investidores vão pacientemente esperar pelas consultas do FMI para avaliar se vão entrar ou sair de um país".

No caso de Moçambique, Fofack admitiu que a comunidade internacional não poderia sair e abandonar o país.

Se isso acontecesse, seria criada "uma crise sistémica que pode tornar muito difícil um país alguma vez recuperar", afirmou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório