Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Nove milhões depois, Convento dá lugar a hotel em Elvas

O ministro do Planeamento, Nelson de Sousa, congratulou-se hoje com a abertura oficial no interior do país do hotel Vila Galé Collection Elvas (Portalegre), o primeiro a ser inaugurado no âmbito do programa Revive.

Nove milhões depois, Convento dá lugar a hotel em Elvas
Notícias ao Minuto

22:33 - 22/06/19 por Lusa

Economia Inauguração

"Neste momento o Revive tem identificados 33 imóveis, metade dos quais estão no interior do país. O Revive para além de ter a preocupação da cultura, também tem preocupação do território uma vez que metade destes edifícios estão localizados no interior do país", disse.

Nelson de Sousa falava na cerimónia de inauguração da unidade hoteleira - que resultou da reabilitação do Convento de São Paulo, após um investimento de nove milhões de euros - em representação do primeiro-ministro, António Costa que, "por imperativos de agenda", não marcou presença no evento.

O ministro do Planeamento congratulou-se ainda por ter sido o Convento e Igreja de São Paulo o primeiro imóvel que foi a concurso no âmbito deste programa governamental e por ter sido também o primeiro a abrir as suas portas.

"O convento e a Igreja de São Paulo foi o primeiro a abrir o concurso e foi o primeiro a nível nacional a entrar efetivamente em funcionamento, estão, pois, todos os seus protagonistas, hoje, de facto, de parabéns".

À margem da cerimónia, o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, disse à agência Lusa que ao ser inaugurada esta unidade hoteleira foi "dado mais um passo" para a "revitalização" do interior do país.

"O turismo, a par da agricultura, a par de outras atividades que possam contribuir para a diversificação da atividade económica nestas regiões são a chave do futuro que o país procura", acrescentou.

Em declarações também à Lusa, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, manifestou-se "orgulhosa" com a concretização do projeto de Elvas.

"É extraordinário ver que em menos de dois anos isto está a acontecer, é o primeiro Revive que abre portas e que resulta do trabalho e da mobilização de todos", disse.

O presidente do grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, destacou na sua intervenção no decorrer da cerimónia a importância que o programa Revive possui e congratulou-se com a abertura de mais uma unidade hoteleira do grupo.

"O Revive é indiscutivelmente daquelas coisas que é obvia, é uma necessidade imperiosa do país recuperar o nosso património, que é valioso", disse.

No discurso que proferiu na cerimónia de inauguração do hotel, que contou com a presença de dezenas de convidados, entre os quais do deputado europeu Pedro Marques, o presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha, considerou "particularmente importante" o dia de hoje para aquela cidade e para o país.

O hotel Vila Galé Collection Elvas, de quatro estrelas, contou com um investimento de nove milhões de euros, tendo a abertura ocorrido no dia 31 de maio.

O Convento de São Paulo, localizado no centro de Elvas, classificado como Património da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), foi o primeiro, numa fase inicial, de 33 imóveis do Estado a ser colocado a concurso para concessionar a privados, no âmbito do programa Revive.

A unidade hoteleira, que criou 43 postos de trabalho diretos, é composta por 79 quartos.

O Revive é um programa conjunto dos Ministérios da Economia, Cultura e Finanças, que pretende valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias zonas do país.

Através de investimentos privados escolhidos por concurso, o Revive prevê recuperar imóveis para os tornar aptos para atividades económicas, nomeadamente nas áreas de hotelaria, restauração e cultura, ou outras formas de animação e comércio.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório