Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

BAD defende aposta na agricultura como alternativa aos recursos naturais

O representante do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) em Moçambique, Pietro Toigo, defendeu hoje em Maputo que a aposta na agricultura é fundamental para que a economia moçambicana evite a dependência dos recursos naturais e gere mais empregos.

BAD defende aposta na agricultura como alternativa aos recursos naturais
Notícias ao Minuto

14:29 - 21/06/19 por Lusa

Economia Moçambique

Pietro Toigo alertou para a tentação de o país concentrar a sua estratégia de desenvolvimento na exploração dos recursos naturais, quando falava após a assinatura de dois acordos de financiamento para projetos de agricultura e pescas.

"Agora, é mais importante ainda que Moçambique aposte fortemente na agricultura, para que as atenções nos recursos naturais não criem desequilíbrios na economia", declarou.

Os investimentos maciços que têm sido anunciados para a indústria extrativa em Moçambique não devem desviar a necessidade de o país desenvolver outros setores da econimia, acrescentou.

O BAD, prosseguiu, Pietro Toigo, atribui um papel fundamental ao financiamento da agricultura, apoiando projetos destinados ao aumento da produção e produtividade e capacitação dos produtores.

Por seu turno, a vice-ministra da Agricultura e Segurança Alimentar de Moçambique (MASA), Luísa Meque, afirmou que os pequenos agricultores devem ser ajudados a tirar maior proveito da sua atividade, nomeadamente através da criação de melhores condições de armazenamento e processamento dos seus produtos.

"A agricultura e a pesca no país registam enormes perdas pós-produção, devido a falta de condições de armazenamento e processamento", assinalou Luísa Meque.

Os acordos hoje assinados destinam-se à canalização de pouco mais de 700 mil dólares (618 mil euros) para o financiamento de projetos na agricultura e pesca.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório