Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Aquisição de dívida soberana pelo BCE com impacto nos juros a 10 anos

O programa de aquisição de títulos de dívida soberana anunciado em janeiro de 2015 pelo Banco Central Europeu (BCE) teve este ano um impacto de 130 pontos base nas taxas de juro a dez anos, divulgou hoje o BdP.

Aquisição de dívida soberana pelo BCE com impacto nos juros a 10 anos
Notícias ao Minuto

14:10 - 21/06/19 por Lusa

Economia Banco de Portugal

Em 2019, "o impacto do programa sobre as taxas de juro longas na área do euro ascende a cerca de 130 pontos base, um efeito essencialmente associado ao 'stock' de títulos de dívida soberana detidos pelo Eurosistema", lê-se numa análise dos economistas Nuno Alves e António Antunes disponibilizada na página eletrónica do Banco de Portugal (BdP).

"No seu início, o programa terá contribuído para diminuir as taxas de juro de longo prazo em cerca de 60 pontos base", referem os responsáveis do Departamento de Estudos Económicos do BdP na análise intitulada "Impacto significativo do programa de aquisição de títulos de dívida soberana do BCE nas taxas de juro a 10 anos".

"Deste modo, pode concluir-se que o PSPP [programa de aquisição de títulos de dívida soberana] tem contribuído para um substancial grau de acomodação monetária, ajudando a conduzir a taxa de inflação para o objetivo de estabilidade de preços", concluem os autores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório