Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Zona euro cresce em junho pelo segundo mês consecutivo

A atividade da zona euro cresceu pelo segundo mês consecutivo em junho, sustentada pelo setor dos serviços, que ajudou a compensar a desaceleração do setor industrial, foi hoje anunciado.

Zona euro cresce em junho pelo segundo mês consecutivo
Notícias ao Minuto

11:48 - 21/06/19 por Lusa

Economia Markit

Segundo a consultora Markit, a estimativa do índice PMI da atividade total da zona euro aumentou em junho para 52,1 pontos, um máximo dos últimos sete meses, contra 51,8 pontos em maio.

O crescimento da atividade total foi sustentado pelas novas encomendas de serviços, apesar da Markit sublinhar que este aumento é inferior ao registado há um ano.

Em sentido inverso, os novos pedidos de produtos manufaturados continuaram a cair, mas com o decréscimo a atenuar-se.

O emprego melhorou fundamentalmente no setor dos serviços, ainda que também tenha crescido ligeiramente na indústria face a maio.

O aumento dos custos conjuntos dos serviços e da indústria moderaram-se para mínimos desde setembro de 2016, que se traduziram no menor acréscimo dos preços de produtos e serviços desde novembro de 2016.

Por países, o crescimento foi mais acentuado em França, para um máximo desde novembro de 2018 graças ao setor industrial e ao de serviços, ultrapassando o da Alemanha, onde o crescimento se manteve nos últimos três meses, enquanto a atividade empresarial recuou no resto da zona euro.

A Markit sublinha no relatório que o crescimento económico na zona euro continua fraco e que prevê uma taxa de crescimento de 0,2% no segundo trimestre, que dependerá em grande parte do setor dos serviços.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório