Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Tailândia investe (mais) no turismo, mas tem um grande problema em mãos

É um local turístico de muito sucesso, mas as consequências ambientais são grandes.

Tailândia investe (mais) no turismo, mas tem um grande problema em mãos
Notícias ao Minuto

09:57 - 21/06/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Turismo

A Tailândia planeia investir 13 mil milhões de dólares (cerca de 11,5 mil milhões de euros) para aumentar a capacidade aeroportuária e, assim, dar uma resposta ao nível do 'boom' turístico a que tem assistido. A previsão é que o número de turistas aumente e, com isso, cresce também o problema que tem em mãos

De acordo com a Bloomberg, os planos de investimento da Tailândia vão permitir a entrada de 65 milhões de turistas daqui por uma década. Este ano são esperados 40 milhões.

O turismo é o motor da economia tailandesa, aliás, é precisamente por causa do número elevado de turistas que a moeda do país é a mais forte da Ásia este ano, segundo a agência de notícias. 

Porém, o problema ambiental também é suficientemente forte. O desafio está a crescer e esta é uma tendência que promete continuar, com a previsão de chegada de mais turistas nos próximos anos.

Um dos exemplos do desafio que tem em mãos é o encerramento de uma das praias mais famosas do mundo, a Maya Bay - cenário paradisíaco do filme "A Praia", protagonizado por Leonardo DiCaprio - porque é necessário que o ecossistema da região recupere. O acesso estará interdito, pelo menos, até 2021. 

"O número de turistas está a crescer mais rápido do que o país pode suportar", referiu Somprawin Manprasert, economista-chefe do Bank of Ayudhya Pcl. "Temos de implementar um melhor sistema para gerir os turistas e destinos, que pode ajudar [a responder ao] congestionamento e problemas ambientais. Não vimos que esteja a ser feito o suficiente para já", acrescentou. 

De acordo com a CNN, foram introduzidos cerca de 10 mil corais em Maya Bay desde o ano passado, mas ainda não foi suficiente para regenerar o ecossistema, porque uma onda de calor fez aumentar a temperatura da água do mar para os 32ºC e atrasou o crescimento dos corais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório