Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

PSI20 segue positivo com Galp e Jerónimo Martins a puxarem pelos ganhos

A bolsa de Lisboa seguia em terreno positivo, entre uma Europa que negoceia igualmente em alta, com as ações da Galp e da Jerónimo Martins a puxarem pelos ganhos.

PSI20 segue positivo com Galp e Jerónimo Martins a puxarem pelos ganhos
Notícias ao Minuto

10:03 - 21/06/19 por Lusa

Economia Lisboa

Pelas 9h00, o principal índice da bolsa de Lisboa seguia a avançar 0,74% para 5.134,45 pontos, com 16 ações em alta, uma em baixa e uma inalterada.

A liderar os ganhos seguiam a Semapa e a Altri, a avançarem 2,82% e 1,56%, respetivamente, seguidas da Galp Enrgia e da Jerónimo Martins, que avançavam ambas 1,48% para 13,35 euros e 14,41 euros.

O BCP seguia também em alta de 1,30% para 0,26 euros e a EDP avançava 0,38% para 3,42 euros.

Do lado das perdas seguia apenas a Ramada Investimentos, com as ações a recuarem 1,84% para 7,46 euros.

Lisboa seguia alinhada com as principais bolsas europeias, a seguir o mercado de Wall Street e confiantes numa próxima descida das taxas de juro pela Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed).

Na quarta-feira, o banco central norte-americano (Fed) manteve a taxa de juro de referência entre 2,25% e 2,5%, mas advertiu que está pronto para apoiar a economia caso ocorra uma desaceleração do crescimento.

A decisão de manter a taxa de juro diretora foi tomada por unanimidade pelo Comité de Política Monetária norte-americano, apesar de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter feito pressões para que houvesse um corte nas taxas de juro da maior economia do mundo.

Apesar da tendência positiva do mercado, os investidores mostram-se cautelosos devido às crescentes tensões entre os Estados Unidos e o Irão depois do abate de um 'drone' da Marinha norte-americana pela Guarda Revolucionária iraniana.

As acusações entre os dois países provocaram uma subida da cotação do petróleo na quinta-feira.

Os mercados estão também pendentes da evolução política no Reino Unido, depois da demissão da primeira-ministra britânica, a conservadora Theresa May, em 24 de maio, e do 'pior' resultado de sempre do Partido Conservador da primeira-ministra nas eleições europeias, e cada vez temem mais um 'Brexit' não negociado.

A nível cambial, o euro abriu em alta no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,1311 dólares, contra 1,1295 euros na quinta-feira.

O barril de petróleo Brent para entrega em agosto abriu hoje em alta, a cotar-se a 64,74 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 0,29% do que na sessão anterior.

O barril de petróleo Brent esteve acima dos 85 dólares no início de outubro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório