Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

PwC revelou "reservas" sobre as contas do Museu Berardo

A PwC manifestou reservas quanto às contas do Museu Berardo, quando fez a certificação legal de contas relativas a 2018, de acordo com a notícia avançada pelo jornal Eco, esta quarta-feira.

PwC revelou "reservas" sobre as contas do Museu Berardo
Notícias ao Minuto

14:40 - 19/06/19 por Notícias ao Minuto

Economia Berardo

Em causa está o facto de a fundação que une o Estado e José Berardo não ter calculado, nas contas do ano passado, o impacto da ação de execução de 962 milhões de euros que foi lançada pela Caixa Geral de Depósitos, Banco Comercial Português e Novo Banco contra o empresário e a Fundação José Berardo.

Apesar de as contas terem sido feitas em conformidade com o sistema contabilístico internacional, "não foi dado integral cumprimento aos requisitos previstos na norma, na medida em que as demonstrações financeiras anexas não divulgam a informação sobre este evento subsequente e sobre a avaliação do conselho de administração da Fundação relativa ao impacto que o mesmo poderá ter na prossecução do objeto da Fundação", pode ler-se no relatório (página 66).

Em 2006, a Fundação Coleção Berardo foi criada com a participação do colecionador, do Estado, através do Ministério da Cultura, e da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB), com a missão de criar o Museu Berardo para exibir um acervo inicial de 862 obras da coleção de arte moderna e contemporânea do empresário.

As obras foram então cedidas ao Estado, num acordo de comodato por dez anos, e avaliadas nessa altura em 316 milhões de euros pela leiloeira internacional Christie's.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório