Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Cinco perguntas e respostas sobre a Libra - a nova moeda do Facebook

O Facebook e outras 27 organizações anunciaram, na terça-feira, a criação de uma nova criptomoeda. Saiba para que serve.

Cinco perguntas e respostas sobre a Libra - a nova moeda do Facebook
Notícias ao Minuto

09:17 - 19/06/19 por Notícias ao Minuto

Economia moedas digitais

OFacebook anunciou, na terça-feira, o lançamento de uma moeda digital - que até sabemos que tem uma 'mãozinha' portuguesa, através da Farfetch - que vai servir para transações entre particulares e estabelecimentos, estando integrada nas plataformas digitais WhatsApp e Messenger.

Mas há mais a saber sobre esta moeda. O CíncoDias reuniu alguns dos principais aspetos sobre esta nova forma de pagamento nas plataformas digitais referidas.

Onde se pode adquirir a moeda?

Os utilizadores que queiram adquirir a nova moeda poderão fazê-lo nas casas de câmbio onde está disponível. Um porta-voz do Facebook garantiu que a moeda também poderá ser comprada em aplicações que vão surgir no seguimento da moeda. 

Quando estará disponível para os utilizadores?

Sri Shivanda, diretor de tecnologia do PayPal, disse numa entrevista que o projeto ainda é "muito, muito rente" e que estão em conversações com os supervisores de mercado. De acordo com a Facebook, se não houver impedimentos, o programa vai nascer no primeiro semestre do próximo ano. 

Qual é a finalidade da moeda?

"Embora a variedade de casos em que pode ser usada cresça com o tempo (e haverá outras utilizações com as quais nem sequer sonhamos ainda), as pessoas podem usar as 'carteiras' para enviar ou receber pagamentos instantaneamente em todo o mundo, interagir com as lojas que aceitam a moeda e manterem o seu dinheiro seguro", segundo fontes do Facebook, citadas pelo jornal espanhol.

O que difere a Libra das restantes criptomoedas que já existem?

Ao contrário do criptomoeda mais popular do mercado, a Bitcoin, a Libra será apoiada por um cabaz de activos subjacentes (por exemplo, outras moedas como o euro e o dólar). 

Quanto vai valer a libra?

A Associação Libra, responsável pelo desenvolvimento da moeda digital, fixou o valor da moeda em um dólar norte-americano por unidade, "podendo variar dentro de uma faixa estreita".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório