Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Prio investe 1,2 milhões em posto para pesados em Castanheira do Ribatejo

A Prio inaugura hoje um posto de abastecimento exclusivo para veículos pesados em Castanheira do Ribatejo, um investimento de 1,5 milhões de euros que surge numa altura em que desacelerou o investimento nos biocombustíveis por falta de estabilidade.

Prio investe 1,2 milhões em posto para pesados em Castanheira do Ribatejo
Notícias ao Minuto

06:39 - 18/06/19 por Lusa

Economia Combustíveis

Em entrevista à agência Lusa, o presidente executivo da Prio, Pedro Morais Leitão, explicou que a trajetória de crescimento da marca, desde que foi fundada em 2008, era baseada no biodisel, assumindo-se como produtor líder em Portugal, mas a falta de uma política ambiental clara levou a empresa a apostar nos combustíveis fósseis.

"O crescimento nos combustíveis fósseis que agora todos queremos reduzir e conter ao mínimo foi um mal necessário. A Prio não teria crescido nos combustíveis fósseis caso tivesse tido um caminho de progresso de crescimento sempre no biodiesel. Não tendo, teve de continuar a crescer nos combustíveis fósseis", afirmou.

Para Pedro Morais Leitão, falta "estabilidade necessária para poder investir mais".

"Se houvesse uma política ambiental mais clara para os transportes, a Prio estaria a investir mais nessa política", declarou.

O gestor critica o recuo do Governo na meta de incorporação de biocombustíveis, para 7% em 2019, considerando que Portugal passou os anos de austeridade "como bom aluno", com metas ambiciosas, e agora "está a ser mau aluno face ao que a União Europeia propõe".

"O que nos cabe comentar é que isto vem perturbar um caminho de evolução e de investimento que o setor estava a fazer", acrescentou.

Com uma rede de 250 postos de abastecimento em Portugal, a Prio inaugura hoje um posto em que a grande diferença é ser especializado no segmento dos veículos pesados, que surge no seguimento do lançamento há quatro anos do cartão 'truck' (camião), que pretende juntar um conjunto de serviços dedicado a este segmento de mercado, referiu o responsável da Prio.

Perto do centro logístico, no novo posto de Castanheira do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, as bombas são muito mais rápidas ao abastecer ao triplo da velocidade de um posto convencional (180 litros por minuto face aos 60 litros habituais).

"Temos expectativas altas em relação a este posto. Temos expectativas que se consiga vender em 2020 20 milhões litros. Se isso acontecer, será o posto individual com maiores vendas em Portugal", explicou.

"Se os clientes se mostrarem satisfeitos nessa altura, iremos fazer investimento em mais postos", adiantou em entrevista à agência Lusa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório