Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Pedrógão Grande: Atração de projetos deve criar 30 postos de trabalho

O programa de atração de novas empresas de pequena dimensão para os concelhos afetados pelo incêndio de 2017 em Pedrógão Grande deve criar entre 25 a 30 postos de trabalho, afirmou hoje o Governo.

Pedrógão Grande: Atração de projetos deve criar 30 postos de trabalho
Notícias ao Minuto

17:43 - 17/06/19 por Lusa

Economia Incêndios

O programa atraiu quase 20 projetos para os sete concelhos mais afetados pelo incêndio de junho de 2017, que representam um investimento superior a dois milhões de euros, anunciou hoje o ministro do Planeamento, Nelson de Souza, que falava aos jornalistas após uma reunião entre o Governo e autarcas.

O ministro reconheceu que a verba não é muito significativa e esclareceu ainda que a maior parte destes projetos de pequena dimensão estão associados a produtos e serviços associados à floresta, bem como a aplicação de subprodutos deste setor.

Neste programa de apoio a projetos de pequena dimensão, designado de SI2E, o investimento total é de 2,9 milhões de euros, com um apoio global de 1,6 milhões de euros a 17 projetos, lê-se num documento da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) a que a agência Lusa teve acesso.

Os municípios de Castanheira de Pera e Pampilhosa da Serra não contam com qualquer candidatura, já Figueiró dos Vinhos regista três projetos, num investimento total de 474 mil euros, Penela também três (658 mil euros) e Sertã oito (1,2 milhões de euros).

A maioria dos projetos ainda está no seu arranque e ainda só foram pagos 43 mil euros do apoio total (1,6 milhões).

De acordo com o documento da CCDRC a que a Lusa teve acesso, no outro programa para atração de novo investimento, designado SI - Inovação Produtiva, destinado a investimentos de maior dimensão, registam-se dois projetos em Figueiró dos Vinhos (778 mil euros), um em Penela (1,6 milhões de euros) e seis na Sertã, com um investimento global de 19,5 milhões de euros.

Os restantes quatro municípios da região afetada não registam qualquer projeto no âmbito deste programa.

O número de projetos agora aprovados e o valor do investimento difere do anunciado em junho de 2018, quando o então ministro Pedro Marques tinha salientado que havia cerca de 90 candidaturas de novos projetos - na altura ainda em análise -, com uma intenção de investimento de 38 milhões de euros.

Englobando os dois programas de atração de novo investimento, registam-se 26 projetos aprovados e 24,7 milhões de euros de investimento.

Os sete municípios mais afetados pelo incêndio de junho de 2017 são Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos (distrito de Leiria), Penela, Góis e Pampilhosa da Serra (distrito de Coimbra), e Sertã (distrito de Castelo Branco).

O incêndio que deflagrou há dois anos em Pedrógão Grande e que alastrou a concelhos vizinhos provocou a morte de 66 pessoas e 253 feridos, sete dos quais graves, e destruiu cerca de meio milhar de casas e 50 empresas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório