Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Fundação Gulbenkian vende petrolífera Partex a empresa pública tailandesa

Acordo de venda foi assinado esta segunda-feira.

Fundação Gulbenkian vende petrolífera Partex a empresa pública tailandesa
Notícias ao Minuto

11:48 - 17/06/19 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Economia Fundação Calouste Gulbenkian

A Fundação Calouste Gulbenkian assinou, esta segunda-feira, um acordo para a venda da empresa petrolífera Partex que é da sua propriedade e que irá render aos cofres da fundação cerca de 555 milhões de euros.

Em comunicado divulgado hoje, e a que a agência Lusa teve acesso, a Fundação fez saber que a “operação terá um valor de 622 milhões de dólares, sujeita aos ajustes habituais nestas transações”.

Assinado o acordo, este “seguirá agora o habitual processo de autorizações, que deverá estar concluído até final do ano”.

Na mesma nota, é revelado que a compradora é a PTT Exploration and Production, empresa pública tailandesa de exploração e produção de petróleo.

Recorde-se que, em fevereiro do ano passado, a Fundação já havia revelado estar a desenvolver negociações no sentido de vender a Partex, empresa da qual detinha 100% do capital, para se afastar dos negócios ligados ao petróleo e tornar-se mais sustentável.

A Partex foi fundada em 1938, por Calouste Gulbenkian, que até então "tinha sido o grande promotor da criação da Iraq Petroleum Company, uma empresa que reuniu os interesses das empresas que hoje se chamam BP, Shell, Total, Exxon Mobil, e onde ficou com 5%, passando a ser conhecido como o "Mister Five Per Cent".

Foi a Iraq Petroleum Company que iniciou toda a atividade da indústria petrolífera no Médio Oriente, juntando como parceiros o Iraque, Qatar, Abu Dhabi e Omã.

Calouste Gulbenkian entrou na Iraq Petroleum Company em nome individual, mas depois criou a empresa Participations and Explorations, daí o nome Partex, que assinou em 1939 a primeira concessão com Abu Dhabi.

Com a nacionalização de 60% da concessão em 1971, surgiu a empresa nacional ADNOC em Abu Dhabi, diminuindo a participação de todos os acionistas, o que no caso da Partex representou uma redução de 5% para 2%.

No início de maio de 2017, Isabel Mota tomou posse como presidente da Fundação Calouste Gulbenkian e elegeu a ação social como

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório