Pelas 8h40 em Lisboa, o Eurostoxx 600 seguia a recuar 0,41% para 378,78 pontos.
Entre as principais bolsas europeias, Frankfurt seguia a desvalorizar 0,45%, seguido de Londres a cair 0,35% e Paris a perder 0,26%.
Madrid e Milão seguiam também a desvalorizar 0,21% e 0,08%.
Os investidores aguardam pela reunião da Reserva Federal norte-americana (FED), a realizar-se entre os 18 e 19 de junho e pela reunião do G20 a ter lugar no final do mês, estando o sentimento 'esperar para ver' a prevalecer nos mercados, de acordo com a analista da XTB, Carla Santos.
Segundo a analista, a guerra comercial continua a ser o fator que pesa negativamente nas decisões dos investidores e o encontro do G20 poderá dar indicações de como se estão a encaminhar as negociações entre os EUA e a China.
O barril de petróleo Brent para entrega em agosto abriu hoje em alta no mercado de futuros de Londres e cotava 61,75 dólares, mais 0,50% do que na sessão anterior, coincidindo com as tensões na zona do Golfo Pérsico depois do ataque a dois petroleiros, norueguês e japonês, na quinta-feira, no mar de Omã, numa região já sob tensão devido à crise entre os Estados Unidos e o Irão.