Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Taxa de inflação recua para 1,8% nos Estados Unidos

A taxa de inflação homóloga nos Estados Unidos baixou duas décimas e ficou em 1,8% em maio, indicou hoje o Governo norte-americano, assinalando que os preços aumentaram 0,1% em relação a abril.

Taxa de inflação recua para 1,8% nos Estados Unidos
Notícias ao Minuto

14:50 - 12/06/19 por Lusa

Economia EUA

Este foi o menor aumento mensal desde janeiro e a inflação subjacente, que exclui os preços da energia e alimentos pela sua volatilidade, recuou uma décima e ficou em 2% em maio.

Os números da inflação foram divulgados uma semana antes da reunião da Reserva Federal (Fed), que terá lugar a 18 e 19 de junho, o que pressiona as decisões de política monetária.

O banco central decidiu, no início do ano, fazer uma pausa no ajustamento monetário progressivo, numa altura de abrandamento da economia global, de tensão comercial e de debilidade dos preços nos Estados Unidos, que estão abaixo do objetivo de 2% da Fed.

As taxas de juro de referência encontram-se atualmente entre 2,25% e 2,5%, depois da última subida dos juros em dezembro passado.

Na semana passada, o presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, afirmou que o banco central está preparado para proteger o crescimento da economia num contexto de tensão comercial.

As declarações foram interpretadas como uma abertura à possibilidade de o banco central baixar as taxas de juro para apoiar a economia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório