Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

BdP piora previsões para desemprego e antecipa aceleração de salários

O Banco de Portugal (BdP) reviu hoje em alta a sua previsão para a taxa de desemprego entre 2019 e 2021, antecipando também "alguma aceleração dos salários por trabalhador".

BdP piora previsões para desemprego e antecipa aceleração de salários
Notícias ao Minuto

13:07 - 12/06/19 por Lusa

Economia Banco

No Boletim Económico de junho, hoje divulgado, o BdP reviu em alta a sua previsão para a taxa de desemprego -- que se fixou nos 7% em 2018 -- antecipando que se fixe em 6,3% este ano, 0,2 pontos percentuais acima do previsto em março.

Para 2020, o banco central espera uma taxa de desemprego de 5,7% (5,5% estimados em março) e em 2021, o último ano da projeção, antecipa uma taxa de desemprego de 5,3% (face à anterior estimativa de 5,2%).

O BdP antecipa também a continuação dos aumentos dos salários. "A gradual redução dos recursos disponíveis no mercado de trabalho e o aumento da produtividade deverão contribuir para alguma aceleração dos salários por trabalhador ao longo do horizonte", indica a instituição liderada por Carlos Costa.

O banco central acrescenta que, para além da evolução do rendimento disponível, "o consumo privado deverá beneficiar, à semelhança do ocorrido nos últimos anos, de condições de financiamento favoráveis ao longo de todo o horizonte, em particular da manutenção das taxas de juro em níveis historicamente baixos".

O Banco de Portugal manteve hoje a sua previsão de crescimento económico para 2019, em 1,7%, mas desceu em uma décima a estimativa para 2020, antecipando uma recuperação do investimento com algum abrandamento até ao fim do período de projeção.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório