Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Banco central sul-coreano admite alterar política monetária

O governador do Banco da Coreia admitiu hoje alterar a política monetária para lidar com os efeitos da guerra comercial entre a China e os Estados Unidos, os principais parceiros comerciais de Seul.

Banco central sul-coreano admite alterar política monetária
Notícias ao Minuto

05:55 - 12/06/19 por Lusa

Economia Lee Ju-yeol

"Tendo em conta o aumento das incertezas externas, devido à disputa comercial entre os EUA e a China e ao colapso do mercado de semicondutores [principal exportação sul-corena], devemos tomar medidas adequadas para nos adaptarmos às alterações das condições económicas", disse Lee Ju-yeol, num evento em Seul.

As palavras de Lee Ju-yeol contrastam com a posição tomada nos últimos meses, período em que defendeu que a taxa de crescimento da quarta maior economia da Ásia iria melhorar no segundo semestre deste ano e que a redução das taxas de juros não seria uma opção.

"A economia local deve crescer no futuro graças aos gastos públicos e ao fim da descida sofrida nas exportações, embora a incerteza no nosso caminho tenha aumentado", acrescentou Lee, citado pela agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Nos piores dados macroeconómicos do país asiático desde o início da crise financeira mundial, há 10 anos, o Produto Interno Bruto (PIB) da Coreia do Sul contraiu-se 0,3% no primeiro trimestre de 2019, em comparação com os três meses anteriores, devido a quebras no investimento e nas exportações.

O Banco da Coreia planeia realizar a próxima reunião de política monetária em 18 de julho.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório