Oleoduto para abastecer aeroporto de Lisboa é "excelente decisão"

A Associação Portuguesa de Transitários (APAT) congratulou-se hoje com o anúncio da construção de um oleoduto para abastecer o aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, feito há duas semanas pelo ministro do Ambiente.

Notícia

© Reuters

Lusa
11/06/2019 14:09 ‧ 11/06/2019 por Lusa

Economia

Transitários

 

"Esta é uma excelente decisão e que se alinha com uma estratégia nacional que a APAT tem vindo a defender", refere, em comunicado, aquela associação.

A APAT salienta que, uma vez que o oleoduto mais próximo do aeroporto de Lisboa se localiza em Aveiras, há cerca de 10 camiões por hora com matéria perigosa a circular naquele troço da A1, "colocando em risco a saúde pública das populações e utentes da A1 em caso de acidentes com este tipo de produto, já para não falar nas emissões de CO2, mobilidade, sinistralidade e congestionamentos".

O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, anunciou em 29 de maio que será construído um oleoduto para abastecer o aeroporto de Lisboa, que aproveitará uma conduta de água existente, num investimento de cerca de 40 milhões de euros para estar concluído em 2021.

A greve nacional dos motoristas de matérias perigosas em abril revelou as fragilidades do sistema de abastecimento em Lisboa, tendo ameaçado a operação da infraestrutura devido à falta de combustíveis.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas