Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Deutsche Bank conclui venda do negócio de retalho em Portugal ao Abanca

O banco alemão Deutsche Bank anunciou hoje ter concluido no domingo "com sucesso" a venda ao espanhol Abanca do negócio em Portugal de banca de particulares e pequenas empresas.

Deutsche Bank conclui venda do negócio de retalho em Portugal ao Abanca
Notícias ao Minuto

12:02 - 11/06/19 por Lusa

Economia Banca

"Ao longo do último fim de semana, o Deutsche Bank Portugal transferiu toda a sua carteira de clientes da área de Particulares e de Pequenas Empresas e os respetivos ativos e colaboradores para o Abanca Portugal", afirma a instituição em comunicado hoje divulgado.

Esta venda permite, segundo a instituição, uma "menor complexidade orgânica" do grupo no exterior, continuando o Deutsche Bank a operar em Portugal através do Deutsche Bank Portugal, prestando serviços bancários às empresas nacionais e estrangeiras, ao Estado e demais entidades públicas.

"A banca de Particulares e de Pequenas Empresas continua, no entanto, a ser um negócio relevante do Deutsche Bank nos outros países onde está atualmente presente", ressalva o banco no comunicado.

A Abanca adquiriu o negócio português do Deutsche Bank em março de 2018 e em novembro comprou a operação espanhola da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Em 22 de junho do ano passado, a Autoridade da Concorrência (AdC) deu 'luz verde' à compra do negócio de retalho em Portugal do Deutsche Bank, considerando que o negócio "não é suscetível de criar entraves significativos" à concorrência efetiva nesse mercado.

Os resultados líquidos do Deutsche Bank, no primeiro trimestre deste ano, caíram para 120 milhões de euros, menos 79% do que no mesmo período de 2017, enquanto o Abanca obteve, no passado trimestre, um lucro de 155,3 milhões de euros, mais 1,5% do que no mesmo período de 2017.

No anúncio de resultados, o banco espanhol defendeu que "a aquisição do Deutsche Bank Portugal PCC fortalece o modelo de negócio [...], reforçando o posicionamento na venda de produtos de investimento (fundos, planos de poupança e seguros) e aumentando o seu volume de negócios em 6.500 milhões de euros".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório