Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Bolsas europeias seguem positivas após acordo EUA/México

As principais bolsas europeias estavam hoje em alta, com os investidores aliviados após o acordo alcançado entre os EUA e o México e apesar da maior economia do mundo manter a disputa comercial com a China.

Bolsas europeias seguem positivas após acordo EUA/México
Notícias ao Minuto

09:21 - 11/06/19 por Lusa

Economia mercados

Cerca das 09:00 em Lisboa, o Eurostoxx 50 subia 0,44% para 3.401,44 pontos.

Entre as principais bolsas europeias, Frankfurt avançava 1,04%, seguida de Paris que valorizava 0,34%, Londres 0,33% e Milão que avançava 0,12%.

Espanha seguia em contraciclo, a cair 0,10% e em Lisboa, o PSI20 avançava 0,52% para 5.200,01 pontos.

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou no domingo que o senado mexicano vai ratificar na próxima semana o acordo comercial com os Estados Unidos e o Canadá (T-MEC), depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter ameaçado o México com tarifas sobre as importações, tendo sido, posteriormente, alcançado um acordo entre os dois países.

Na sexta-feira, Donald Trump disse que o acordo inclui elementos ainda não divulgados, enquanto o Governo mexicano evitou confirmar se se comprometeu a aumentar as suas importações agrícolas.

Numa série de publicações na rede social Twitter, o Presidente norte-americano defendeu o pacto migratório alcançado com o México, que levou à suspensão de taxas sobre todas as importações mexicanas, após o jornal The New York Times informar que alguns pontos do acordo já tinham sido decididos há alguns meses.

Se as duas partes não tivessem chegado a um acordo, as tarifas entrariam em vigor na segunda-feira, afetando todas as importações mexicanas, com taxas que poderiam alcançar os 25% até outubro.

No acordo, o México comprometeu-se a mobilizar 6.000 elementos da Guarda Nacional para controlar a sua fronteira com a Guatemala e a receber os que solicitam asilo nos Estados Unidos, até que os seus pedidos sejam processados pelos tribunais dos EUA.

No mercado de matérias-primas, o preço do crude Brent - de referência na Europa - subia para os 62,76 dólares.

Hoje, será conhecido o indicador que mede o sentimento de confiança dos investidores na Europa, bem como a taxa de desemprego no Reino Unido.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório