Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

China regista aumento de superavit comercial em maio

O superavit da balança comercial da China aumentou, em maio, em termos homólogos, com a queda das importações e o aumento das exportações, numa altura de disputas comerciais entre Pequim e Washington.

China regista aumento de superavit comercial em maio
Notícias ao Minuto

09:39 - 10/06/19 por Lusa

Economia Balança comercial

Segundo dados hoje revelados pelas alfândegas chinesas, o superavit comercial subiu 78%, para 41,7 mil milhões de dólares (36,8 mil milhões de euros).

As importações caíram 8,5% para 172,2 mil milhões de dólares (152,2 mil milhões de euros), enquanto as exportações subiram 1,1%, para 213,8 mil milhões de dólares (189 mil milhões de euros).

O aumento de superavit chinês surge numa altura de disputas comerciais entre China e EUA.

Os governos das duas maiores economias do mundo impuseram já taxas alfandegárias sobre centenas de milhares de milhões de dólares de bens importados um do outro.

Em maio, o superavit da China nas trocas comerciais com os Estados Unidos fixou-se nos 26,9 mil milhões de dólares (23,7 mil milhões de euros).

"Enquanto as exportações subiram, em maio, a fraca procura global e o agravamento da guerra comercial sugerem que começarão novamente a cair em breve", refere numa análise a consultora Capital Economics.

A Citi Research, uma divisão do Citigroup Global Markets considerou também que o crescimento das exportações é transitório.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório