Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Negociação coletiva abrange 224 mil trabalhadores até maio

O número de trabalhadores abrangidos pela contratação coletiva subiu, entre janeiro e maio, em 34 mil para 224 mil, segundo um documento do Ministério do Trabalho apresentado hoje aos parceiros sociais.

Negociação coletiva abrange 224 mil trabalhadores até maio
Notícias ao Minuto

19:38 - 07/06/19 por Lusa

Economia Ministério do Trabalho

"Sem retomar os níveis anteriores à crise, a negociação coletiva tem vindo a conhecer uma recuperação significativa", destaca o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social no documento apresentado pelo secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, na Concertação Social.

Nos primeiros cinco meses do ano, "a tendência de crescimento da contratação coletiva continua a consolidar-se, com um crescimento de 15% face ao período homólogo", lê-se ainda no documento.

Entre janeiro e maio de 2019, o número de trabalhadores abrangidos pela negociação coletiva atingiu 224 mil, mais 34 mil do que o registado no mesmo período do ano anterior.

Segundo Miguel Cabrita, este crescimento ocorre depois da subida igualmente expressiva em 2018, o que significa que "a trajetória de recuperação da negociação coletiva está a consolidar-se também ao longo do ano de 2019".

Em 2018, o número de convenções publicadas atingiu os 220 e o número de trabalhadores potencialmente abrangidos foi de 900.382.

O número de convenções publicadas passou de 85 para 105 nos primeiros meses do ano (mais 23,5%), com crescimentos em todas as categorias de Instrumentos de Regulação Coletiva de Trabalho (contratos coletivos, acordos coletivos e acordos de empresa).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório