Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

CGD: CDS pede acesso a atas de reuniões com La Seda, Imatosgil e Artlant

O CDS-PP requereu hoje acesso às atas das reuniões da Caixa Geral de Depósitos (CGD) com a La Seda, com o grupo de Manuel Matos Gil e ainda com a Artenius, posteriormente designada como Artlant.

CGD: CDS pede acesso a atas de reuniões com La Seda, Imatosgil e Artlant
Notícias ao Minuto

18:55 - 07/06/19 por Lusa

Economia CGD

O CDS-PP "vem solicitar à CGD o envio, para o período em análise, de todas as atas das reuniões do conselho de investimentos e da lista de todos os participantes nas mesmas, referentes aos financiamentos concedidos ao grupo La Seda de Barcelona, ao Grupo Imatosgil (Selenis SGPS, agora Júpiter SGPS) e à Artenius (agora Artlant)".

Na audição de hoje, o ex-administrador da CGD Jorge Tomé disse que "não fazia sentido" o banco público investir na La Seda para ter 5% da empresa espanhola.

"Pese embora a valia económica que pudesse ter o projeto, não fazia nenhum sentido que a Caixa fosse fazer um investimento para ter 5% em Espanha para tornar possível que uma empresa espanhola decidisse um investimento em Portugal".

A participação na La Seda, empresa catalã que estava a planear a construção de PET, serviria para "trazer o projeto para Portugal", em Sines, de acordo com Jorge Tomé.

"Não fazia sentido, na nossa opinião, mas essa não era uma decisão que o Caixa BI [administrado por Jorge Tomé] tivesse qualquer competência para tomar", acrescentou.

A decisão foi depois tomada pela administração central (liderada por Carlos Santos Ferreira) da CGD e classificada como "muito importante para Portugal".

"A nossa [da Caixa BI] recomendação foi de não investir, mas o conselho disse que era um projeto estruturante e, portanto, sugeriram que a Caixa Capital e o Caixa BI estudassem o projeto com mais profundidade", prosseguiu Jorge Tomé.

Jorge Tomé esclareceu também que "não estava planeado financiar a Selenis [atual Jupiter]" para ganhar posição na La Seda.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório