Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Bruxelas não partilha entusiasmo de Bolsonaro com acordo UE-Mercosul

A Comissão Europeia esclareceu hoje que ainda falta trabalho técnico para fechar o acordo entre a União Europeia (UE) e o Mercado Comum do Sul (Mercosul), desmentindo o Presidente do Brasil, que anunciou que este estaria iminente.

Bruxelas não partilha entusiasmo de Bolsonaro com acordo UE-Mercosul
Notícias ao Minuto

17:31 - 07/06/19 por Lusa

Economia União Europeia

"A Comissão Europeia saúda e partilha o compromisso político do Mercosul para concluir estas negociações comerciais com sucesso. Para que tal aconteça, ainda há trabalho a fazer a nível técnico", referiu um porta-voz do executivo comunitário à agência Efe.

De acordo com a mesma fonte, a última ronda de negociações, que decorreu entre 13 e 17 de maio, foi "produtiva", tendo sido registados progressos em todos os capítulos que ainda não estão concluídos, mas ainda subsistem diferenças em pontos essenciais, que os negociadores devem resolver antes que o diálogo seja elevado ao nível ministerial.

O porta-voz comunitário acrescentou que ainda não há uma data definida para a próxima ronda de negociações, embora as duas partes estejam em contacto para fixá-la, previsivelmente ainda esta mês.

Outras fontes comunitárias, citadas pela agência espanhola, pontuaram que apesar de as negociações terem avançado, não partilham o entusiasmo dos comentários de Jair Bolsonaro, até porque nos últimos dois anos várias foram as manifestações no sentido de que o tratado iria ser fechado, o que não veio a acontecer.

Na quinta-feira, o Presidente do Brasil disse que o acordo entre a UE e o Mercosul estaria "iminente".

"Estamos à beira de fechar um acordo entre o Mercosul e a UE. Congratulo-o [Mauricio Macri] pelo trabalho (...) Trouxemos todos os ministros interessados em alcançar esse objetivo", disse Bolsonaro, numa breve declaração na sede do Governo argentino, em Buenos Aires, que visita pela primeira vez como Presidente do Brasil.

A UE e o Mercosul negoceiam desde 1999 um amplo acordo de associação que inclui um acordo comercial, mas as negociações estiveram por diversas vezes totalmente bloqueadas, tendo sido retomadas apenas em 2016.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório