Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Banco de Portugal prepara ações para incentivar pagamentos eletrónicos

O Banco de Portugal (BdP) está a desenvolver uma série de iniciativas para promover os pagamentos eletrónicos, depois de uma reunião plenária do Fórum para os Sistemas de Pagamentos, estrutura consultiva do regulador nesta área.

Banco de Portugal prepara ações para incentivar pagamentos eletrónicos
Notícias ao Minuto

16:11 - 07/06/19 por Lusa

Economia Pagamentos

Em comunicado, a instituição liderada por Carlos Costa, referiu que na reunião, presidida pelo administrador do BdP Hélder Rosalino, estiveram presentes "os principais intervenientes nacionais na oferta e na procura de serviços de pagamento, incluindo representantes da Administração Pública".

Durante o encontro foi debatido "um conjunto de iniciativas para a promoção da utilização e da segurança dos pagamentos eletrónicos", lê-se no mesmo comunicado.

"Com o objetivo de promover os pagamentos eletrónicos, irão ser desenvolvidas iniciativas concretas para incentivar a utilização mais generalizada dos débitos diretos e da tecnologia 'contactless', criar condições de utilização das transferências imediatas no ponto de venda e reduzir o uso do cheque", avançou o BdP na mesma nota.

Segundo o regulador, na área da segurança "irão ser desenvolvidas ações de informação, dirigidas aos utilizadores, empresas e consumidores, para garantir a adoção atempada dos novos requisitos de autenticação forte do cliente, que entram em vigor em 14 de setembro de 2019", de acordo com a mesma nota.

A autenticação forte é o procedimento através do qual o prestador de serviços de pagamento verifica de forma segura, a identidade do cliente ou valida o uso de um instrumento de pagamento (por exemplo, um cartão), incluindo as respetivas credenciais de segurança personalizadas, segundo informação no 'site' do BdP.

O mesmo comunicado, publicado hoje, deu conta de que as ações em debate "devem explicitar o que é a autenticação forte do cliente e o que muda quando se realizam pagamentos nos diferentes canais digitais".

O BdP avançou ainda que o Fórum para os Sistemas de Pagamentos irá elaborar uma Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho em Portugal 2020-2022 "com vista a promover soluções de pagamento mais eficientes e adequadas às novas exigências do mercado no médio prazo".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório