Constâncio validou crédito ruinoso a Berardo. E omitiu no Parlamento

A operação, no valor de 350 milhões, foi validada em 2007, altura em que Vítor Constâncio era governador do Banco de Portugal.

vítor constâncio

© Getty Images

Notícias ao Minuto
07/06/2019 09:18 ‧ 07/06/2019 por Notícias ao Minuto

Economia

CGD

O antigo vice-presidente do Banco Central Europeu, Vítor Constâncio, omitiu aos deputados que em 2007 - altura em que era governador do Banco de Portugal (BdP) - validou um crédito ruinoso da Caixa Geral de Depósitos (CGD) a José Berardo no valor de 350 milhões de euros, de acordo com a notícia avançada esta sexta-feira pelo jornal Público

Conta a mesma publicação que o objetivo de Berardo em pedir aquele dinheiro emprestado era reforçar a posição no Banco Comercial Português (BCP), numa altura em que estava no terreno a luta pelo controlo da instituição.

A operação, no valor de 350 milhões de euros, foi aprovada pelo Conselho de Administração do BdP, conforme a documentação a que o Público teve acesso.

Acontece que, em março, quando Constâncio esteve presente numa audição da comissão de inquérito à CGD, omitiu esta informação aos deputados

"Claro que [o BdP] só tem conhecimento delas [operações de crédito] depois" de os bancos as efetivarem. "Como é óbvio! É natural! Essa ideia de que [o BdP as] pode conhecer antes é impossível!", acrescentou.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas