Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Constâncio validou crédito ruinoso a Berardo. E omitiu no Parlamento

A operação, no valor de 350 milhões, foi validada em 2007, altura em que Vítor Constâncio era governador do Banco de Portugal.

Constâncio validou crédito ruinoso a Berardo. E omitiu no Parlamento
Notícias ao Minuto

09:18 - 07/06/19 por Notícias ao Minuto

Economia CGD

O antigo vice-presidente do Banco Central Europeu, Vítor Constâncio, omitiu aos deputados que em 2007 - altura em que era governador do Banco de Portugal (BdP) - validou um crédito ruinoso da Caixa Geral de Depósitos (CGD) a José Berardo no valor de 350 milhões de euros, de acordo com a notícia avançada esta sexta-feira pelo jornal Público

Conta a mesma publicação que o objetivo de Berardo em pedir aquele dinheiro emprestado era reforçar a posição no Banco Comercial Português (BCP), numa altura em que estava no terreno a luta pelo controlo da instituição.

A operação, no valor de 350 milhões de euros, foi aprovada pelo Conselho de Administração do BdP, conforme a documentação a que o Público teve acesso.

Acontece que, em março, quando Constâncio esteve presente numa audição da comissão de inquérito à CGD, omitiu esta informação aos deputados

"Claro que [o BdP] só tem conhecimento delas [operações de crédito] depois" de os bancos as efetivarem. "Como é óbvio! É natural! Essa ideia de que [o BdP as] pode conhecer antes é impossível!", acrescentou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório