Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Consumo dos combustíveis recupera entre Julho e Setembro

O consumo dos combustíveis aumentou entre julho e setembro, face ao trimestre anterior, com destaque para o GPL Auto, que registou uma subida de 41,3%, segundo dados hoje divulgados pela Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO).

Consumo dos combustíveis recupera entre Julho e Setembro
Notícias ao Minuto

12:44 - 05/11/13 por Lusa

Economia APETRO

No caso das gasolinas e do gasóleo registou-se um crescimento das vendas de 11,9% e 8,5% no terceiro trimestre de 2013, face ao trimestre anterior e de 0,7% e 2,2% face ao período homólogo, com a APETRO a justificar a subida com a sazonalidade, mas a antecipar que até ao final do ano possa verificar-se a mesma tendência.

O GPL Auto é o combustível que apresenta o maior crescimento trimestral (41,3%) e homólogo (43,2%), refere-se no relatório sobre a evolução do mercado de combustíveis rodoviários no segundo trimestre, elaborado com as estatísticas da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) e as estimativas da APETRO.

Em termos médios, refere, os preços no terceiro trimestre foram inferiores face ao período homólogo de 2012, mas superiores aos do segundo trimestre.

A APETRO refere que a evolução dos preços em Portugal está "perfeitamente em linha com o mercado europeu", sendo as diferenças "pouco significativas".

"O elemento com maior peso no preço final de venda dos combustíveis continua a ser a carga fiscal, que sofreu um agravamento em termos do seu peso relativo", acrescenta.

A APETRO nota ainda que em relação a Espanha, os preços médios antes de impostos foram inferiores, quer na gasolina quer no gasóleo, o que não acontece com os preços médios de venda ao público, devido à maior carga fiscal em Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório