Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

China lembra EUA de "benefícios substanciais" no comércio bilateral

A China lembrou hoje aos Estados Unidos os "benefícios substanciais" que o comércio bilateral proporcionou aos dois países, afirmando que as trocas comerciais foram sempre lucrativas para ambos.

China lembra EUA de "benefícios substanciais" no comércio bilateral
Notícias ao Minuto

12:26 - 06/06/19 por Lusa

Economia Pequim

"O relacionamento económico e comercial entre a China e os EUA alcançou uma amplitude e profundidade sem precedentes" e "aumentou 252 vezes, entre 1979 e 2018", lembrou o ministério chinês do Comércio, num relatório.

A mesma fonte apontou que o comércio bilateral atingiu os 633,5 mil milhões de dólares, no ano passado, e 125 mil milhões de dólares, no setor dos serviços.

O investimento direto entre os dois países somou quase 160.000 milhões de dólares nas últimas quatro décadas, acrescentou.

A mesma fonte justificou o deficit comercial dos Estados Unidos nas trocas com a China com o facto de "a China fornecer itens que exigem de mão-de-obra intensiva".

E lembrou que a China regista um deficit em outros setores, incluindo aviões, circuitos integrados, automóveis e produtos agrícolas, "o que mostra que ambos os países capitalizaram as suas respetivas vantagens industriais".

O ministério também culpou o "controlo restrito dos EUA" sobre as exportações para a China de produtos de alta tecnologia, que afeta cerca de 3.100 itens.

"Se os Estados Unidos abrissem as suas barreiras às exportações para a China, como fazem com outros países, como a França, o deficit comercial caía um terço", argumentou.

Os dois países travam, desde o verão passado, uma guerra comercial e tecnológica que se tem vindo a agravar.

Os governos das duas maiores economias do mundo impuseram já taxas alfandegárias sobre centenas de milhares de milhões de dólares de bens importados um do outro.

Washington colocou ainda a gigante chinesa das telecomunicações Huawei numa lista negra, que restringe as empresas dos EUA de fornecer 'chips', semicondutores, software e outros componentes, sem a aprovação do Governo.

Pequim retaliou com taxas adicionais sobre 60.000 milhões de dólares em bens produzidos nos EUA, que entraram em vigor este fim de semana, e ameaçou estabelecer a sua própria lista de "entidades não confiáveis", que integraria empresas e particulares estrangeiros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório