Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Portas faz balanço "muito positivo" do Fórum mas há "margem para melhorar"

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, considerou hoje "muito positivo" o balanço dos dez anos de atividade do Fórum Macau, que "pode e deve desempenhar um papel crucial", mas defendeu haver margem para melhorias.

Portas faz balanço "muito positivo" do Fórum mas há "margem para melhorar"
Notícias ao Minuto

09:28 - 05/11/13 por Lusa

Economia Lusofonia

"O balanço é muito positivo, mas há margem para melhorar, nomeadamente ao nível da identificação dos interesses comuns e específicos de cada país", afirmou Paulo Portas, no seu discurso, na cerimónia de abertura da IV Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum Macau).

Para Paulo Portas, "o Fórum Macau adquiriu uma projeção e notoriedade que talvez poucos julgassem possível na China, em Macau e nos países de língua portuguesa" e representa, "por si só, um reconhecimento por parte do Governo chinês da importância e natureza estratégica da língua portuguesa no mundo e dos países que falam português".

"São países com economias diversas mas com grandes complementaridades, quer pela sua geografia, quer pela diversidade de recursos a elas associados", afirmou, salientando que os países de língua portuguesa representam cerca de 250 milhões de consumidores - o equivalente a 4,6% da economia mundial -, pelo que a simples existência do Fórum Macau ilustra "o reconhecimento por parte da China" deste conjunto.

Contudo, salientou, "a função do Fórum Macau não se esgota no aspeto económico", já que a formação de recursos humanos constitui, desde a sua criação, "uma atividade prioritária".

"Um dos efeitos visíveis da ação do Fórum traduz-se no crescimento exponencial de estudantes chineses que estão a aprender português, tanto nas universidades da China continental como em Macau, com o objetivo de desenvolverem carreiras profissionais nos países de língua portuguesa", afirmou Paulo Portas, recordando que em Portugal também se "testemunha" o crescente número de estudantes chineses que procuram aprofundar conhecimentos.

A China "soube reconhecer em Portugal um parceiro estratégico, numa decisão meditada e de confiança. Portugal foi, dos países europeus, aquele que certamente percebeu mais cedo e mais longe a relevância do papel da China no novo panorama internacional", frisou Paulo Portas.

Considerando ser hora de balanços, o vice-primeiro-ministro também aproveitou para assinalar a entrada em funcionamento, em junho último, do Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

O fundo constituirá "certamente um instrumento essencial no estímulo ao reforço dos intercâmbios empresariais entre a China e os países de língua portuguesa", afirmou.

"Estou convicto de que os nossos empresários estão atentos às oportunidades agora criadas e que o Fundo contribuirá para uma maior presença empresarial portuguesa na China continental e em Macau", destacou.

O "significativo crescimento das trocas comerciais" também mereceu uma nota no discurso de Paulo Portas, que constatou uma "evolução extremamente favorável".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório