Os funcionários da Segurança Social que atingirem as metas de cobrança de dívidas vão ser premiados com um montante entre 340 e 500 euros, de acordo com uma portaria publicada, esta quarta-feira, em Diário da República.
"Sempre que sejam atingidos os objetivos de cobrança de dívida anualmente definidos no Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR) do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, I. P. (IGFSS, I. P.), é atribuído um prémio de desempenho aos dirigentes e trabalhadores que exercem funções de cobrança de dívida no Departamento de Gestão da Dívida do referido instituto, com a finalidade de recompensar o respetivo desempenho", pode ler-se no despacho, assinado em conjunto pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, e pelo ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva.
Este prémio, sublinhe-se, é atribuído trimestralmente nos meses de março, junho, setembro e dezembro, de acordo com o mesmo diploma.
Também esta semana, o Governo lançou um programa que vai premiar os funcionários que apresentem uma ideia de poupança para o Estado. Em causa está o Sistema de Incentivos à Eficiência da Despesa Pública (SIEF), cujo prémio pode significar um salário extra, desde que apresente uma ideia que permita poupar pelo menos 50 mil euros.